English Español

Apresentação

A Pós-Graduação na Universidade de São Paulo está estruturada em duas modalidades: Pós-Graduação stricto sensu e Pós-Graduação lato sensu.

A Pós-Graduação lato sensu, ou especialização, visa, principalmente, o aperfeiçoamento técnico profissional em uma área mais restrita do saber (na Psiquiatria inclui a Residência Médica). A Pós-Graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado), de natureza mais acadêmica, é voltada para a geração do conhecimento, destinando-se à formação de pesquisadores com amplo domínio de seu campo de saber. O Mestrado e Doutorado são diferenciados pela amplitude e profundidade dos estudos. O título de mestre não é obrigatório para a obtenção do grau de doutor e a tese de Doutorado deve ser sempre baseada em uma investigação original.

 No Departamento de Psiquiatria, o Programa de Pós-graduação teve início no ano de 1973 com o Mestrado, passando a contar com o Doutorado no ano de 1979. Inicialmente, o Programa era direcionado apenas para médicos, mas a partir de 2002 passou a contar com a participação de profissionais provenientes de outras áreas de formação, a saber: Psicologia, Terapia Ocupacional, Ciências Sociais, Ciências Biológicas, Farmácia, Ciências Exatas, entre outras.

Até 31 de dezembro de 2022, o Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria formou 297 mestres e 245 doutores. Atualmente, o programa conta com 72 alunos matriculados, 38 em nível Mestrado e 34 em nível Doutorado, dos quais quase metade conta com o auxílio financeiro de bolsas de estudos das principais agências de fomento do Estado de São Paulo (ex.: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo/FAPESP) e do país (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CAPES).

No Programa há 26 orientadores credenciados, entre permanentes e colaboradores, cujos interesses acadêmicos estão concentrados nas seguintes linhas de pesquisa:

  1. Epidemiologia Psiquiátrica
  2. Genética Psiquiátrica
  3. Neurociências e Psicofisiologia
  4. Neuroimagem em Psiquiatria
  5. Psiquiatria Clínica e Psicopatologia
  6. Psicofarmacologia Clínica e Outros Tratamentos Biológicos
  7. Psicoterapia
  8. Alcoolismo e Farmacodependências
  9. Psiquiatria da Infância e Adolescência
  10. Psiquiatria Geriátrica

Atualmente, o Prof. Dr. Eurípedes Constantino Miguel Filho é o coordenador do Programa de  Pós-Graduação do Departamento de Psiquiatria.

O programa é avaliado anualmente pela CAPES. No último quadriênio  o Programa recebeu conceito 7 (nível internacional). Para mais informações sobre avaliação dos programas de pós-graduação pela CAPES, clique aqui.

Últimas Notícias

R. Dr. Ovídio Pires de Campos, 785, 1º andar, sala 1C 015
São Paulo - SP - 05403-903
E-mail: posgradpq@usp.br
© Departamento de Psiquiatria da FMUSP.
Todos os direitos reservados.